Escola de Gestão do Paraná promove Webinário "Escola Segura: Protegendo o Futuro" com foco em Segurança Escolar 30/04/2024 - 14:59

O simpósio recebeu o sargento, mentor e pedagogo do PROERD, Jardel Barszcz

Na última sexta-feira (26 de abril), a Escola de Gestão do Paraná (EGP) realizou a transmissão do Webinário "Escola Segura: Protegendo o Futuro", evento que reuniu educadores, gestores escolares, pais e demais interessados no tema para discutir estratégias e práticas que garantem a segurança nas instituições de ensino.

O destaque do evento foi a presença do sargento Jardel Barszcz, profissional com experiência na área de segurança pública e educação preventiva. Graduado em Letras, mestre em Políticas Públicas e doutorando em Educação pela UFPR, Barszcz também é mentor e pedagogo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), além de acumular 18 anos de atuação dedicada a trabalhos de prevenção.

Durante o webinário, foram abordados diversos temas relacionados à segurança escolar, proporcionando aos participantes uma visão ampla e aprofundada sobre como garantir um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento educacional. Entre os tópicos discutidos, destacam-se:

• Segurança Escolar - Conceitos Básicos: Fundamentos essenciais para compreender os desafios e as necessidades relacionadas à segurança nas escolas.
  • Dicas de Segurança: Orientações práticas para prevenir situações de risco e promover a segurança de alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.
  • Prevenção: Estratégias e medidas preventivas para evitar incidentes e promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
  • Agressor Ativo: Abordagem sobre como lidar com situações envolvendo agressores ativos, visando minimizar danos e proteger a comunidade escolar.
  • Procedimentos Preventivos: Protocolos e práticas a serem adotados para antecipar e responder adequadamente às possíveis ameaças à segurança escolar.
  • Protocolo Internacional: Contextualização e aplicação de protocolos internacionais de segurança escolar, visando aprimorar as estratégias de proteção.
  • Como Proceder em Situações Envolvendo Agressor Ativo: Orientações específicas sobre como agir diante de situações de emergência envolvendo agressores ativos, com foco na preservação da vida e da integridade física de todos os envolvidos.

O evento também trouxe à tona iniciativas e programas voltados para a promoção da segurança escolar, como o Projeto Escola Segura, a Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e o PROERD, destacando a importância da integração entre comunidade, escola e órgãos de segurança pública para garantir um ambiente educacional seguro e promissor. De acordo com o palestrante, Sargento Jardel, essas iniciativas abrangem todo o período entre a infância e a adolescência dos alunos. “Os policiais envolvidos com esses programas atuam ativamente na segurança das escolas e na conscientização dos alunos, indo do ensino fundamental até o ensino médio. A patrulha em si se responsabiliza principalmente pela segurança física das escolas e dos alunos”, assegura.

O Webinário ainda reforçou a importância do diálogo e da colaboração entre diferentes atores sociais na construção de ambientes escolares seguros e acolhedores, onde cada indivíduo se sinta protegido e estimulado a desenvolver todo o seu potencial. Para a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, a palestra reforça o compromisso do estado com a segurança no ambiente escolar. “É fundamental construirmos ambientes seguros e acolhedores, onde os alunos se sintam protegidos e motivados a espalhar essa conscientização”, reforça.

MINI CURSO - Para aqueles que perderam a transmissão do webinário, o mesmo será transformado em Mini Curso, dentro da plataforma da Escola de Gestão. Dessa forma ainda será possível retirar o certificado de carga horária. A gravação do simpósio também segue disponível no canal no YouTube da Escola

CURSO EaD SOBRE SEGURANÇA ESCOLAR - A EGP ainda disponibiliza em sua plataforma um Curso EaD completo sobre Segurança Escolar. Para acessar basta clicar aqui. O curso é formulado por diversos módulos que buscam reconhecer os principais temas relacionados à segurança escolar e as ações que competem ao profissional que atua na escola, bem como àquelas que fazem parte do escopo do Batalhão de Policiamento Escolar Comunitário para que, desta forma, seja possível compreender onde, quando e como se dá o trabalho do BPEC junto à comunidade escolar.